Os 10 filmes mais influentes da década ( NY Times)

Posted by Dayana Fajardo | Posted in | Posted on 23:50


O jornal americano The New York Times publicou dias atrás uma lista dos filmes que mais tiveram influência no cinema ou que de alguma forma estabeleceram novos padrões.Não são os melhores filmes da década mas todos trazem consigo a quebra de um paradigma e aqui você confere a lista completa e é aberto a deixar sua opinião.

10- Zodíaco
Enquanto todo mundo empregava tecnologia para criar mundos de fantasia,David Fincher veio na contramão e usou para dar mais realidade as cenas do crime, além de ser um dos filmes policiais mais elogiados da década.


9- A Paixão de Cristo
O filme falado em língua estrangeira mais visto em todo o mundo, trouxe a tona Mel Gibson como diretor e ainda reinventou a história de Cristo em pleno séc 21, com uma adaptação violenta e crua, a Paixão de Cristo é um dos filmes mais polêmicos já feitos.

8-Fahrenheit 9/11
O filme realizado pelo sempre polêmico Michael Moore mexeu na maior ferida americana sem dó nem piedade com o então presidente George W. Bush, a cena em que o presidente fica sabendo sobre o atentado é histórica, porém sua maior proeza foi ser o primeiro documentário a atingir mais de 100 milhões de dólares em bilheteria, abrindo assim mercado para o segmento.

7-O Senhor dos Anéis
A trilogia não é somente o filme mais premiado com Óscares na história do cinema, mas também é um dos maiores e melhores épicos já filmados.Filmado de uma só vez e depois vendido separadamente o ambicioso projeto de Peter Jackson já é um clássico absoluto.
6-Funny Ha ha
Filme independente que impressiona pelo realismo e a naturalidade, mas impressiona mais ainda pelo orçamento baixíssimo e por ter sido rodado inteiramente em 16mm. O filme meio que de forma tímida começou o movimento do cinema indie que resultou em Juno e até o oscarizado Slumdog Milionaire.

5-O virgem de 40 anos
O filme reiventou o gênero comédia e trouxe ao estrelato Judd Apatow , hoje o guru das comédias americanas e o homem por trás dos sucessos Superbad e Ligeiramente Grávidos.
4-O Tigre e o Dragão O segundo filme falado em lingua estrangeira mais visto no mundo(perde apenas para A Paixão de Cristo), trouxe de volto o estilo Wuxia e os filmes de artes marciais como cinema arte, foi seguido por Hero e Clã das Adagas Voadoras. O filme é o primeiro reflexo da China na cultura pop nos tempos atuais antes de ser uma potencial mundial.
3- Amores Brutos
O filme conta com um roteiro incrível e em uma história tipicamente mexicana, era o cinema latino retornando aos holofotes. O filme não só revelou um dos melhores diretores da atualidade Iñárritu, mas ainda abriu caminho para atores como Diego Luna e Gael Garcia Bernal, para diretores como Walter Salles e para o músico Gustavo Santaollala vencedor de dois Oscars.

2- Diário de uma Louca
A força negra nos EUA ressurge nas mãos de um diretor especifico q faz sucesso na nova america pós obama Dirigido por Tyler Perry o filme traz como pano de fundo a vovózona Madea em situações absurdas, mas aproveita para filmar histórias tipicamente negras coisa que Hollywood a muito tempo renegava até que o primeiro filme da série despontou nas bilheterias americanas. Tyler hoje lança um filme por ano e todos são grande sucesso em bilheteria apesar das péssimas críticas.O filme é importante por ser um marco do Black no cinema e na cultura americana, anos antes da eleição do primeiro presidente negro.

1-Shrek
Fugindo do padrão Disney a Dreamworks com um personagem anti-herói, um burro falante e uma princesa fora dos padrões acabaram que quebrando todo e qualquer conceito para filmes de animação. Piadas adultas, uma trama mais intensa e um elenco de peso fizeram de Shrek a melhor opção para o entretenimento em família e redefiniu o gênero
obrigando a Disney e a Pixar a mudarem o conceito de animação.

São filmes bons, mais acho que tem filme melhores que esses que foram realmente influentes nessa década.

Comments (0)