Julie e Julia estreia essa semana
Posted by Dayana Fajardo | Posted in Estréias , Trailers | Posted on 18:20
É bem capaz de Meryl Streep levar finalmente seu terceiro Oscar por este divertido filme culinário.
Seria sua décima sexta indicação e já está na hora dela levar outro prêmio para casa, depois de uma carreira tão consistente.
Além disso, não há grandes papéis femininos este ano. Ela faz o papel da lendária chefe de cozinha Julia Child, que nos anos 60 foi responsável por modificar os hábitos americanos com um programa de tevê onde mostrava os prazeres das cozinha francesa.
Paralelamente é contada a história também real de uma Julie (a adorável Amy Irving) que vive na New York atual e que tenta fazer em casa todas as receitas do livro de Julia. Na verdade, este é o primeiro filme americano baseado num blog!
O desafio maior de Meryl foi interpretar um personagem real, a chefe Julia Child (1912-2004), que tinha certos maneirismos familiares ao público americano da tevê (por exemplo, ela assumia os erros que cometia enquanto cozinhava) e era bem diferente dela, já que tinha quase um metro e noventa de altura!
O efeito é conseguido com a atriz usando saltos bem altos e a diretora utilizando determinados ângulos e truques para deixá-la maior.
Quem fez o filme é a célebre roteirista e diretora Nora Ephron, que já teve o seu auge quando fez com Tom Hanks e Meg Ryan, Sintonia do Amor e Mensagem para Você. Uma especialista, ainda que um pouco fora de forma.
A sacada aqui para tornar o filme mais próximo das espectadoras atuais (não esqueçam que há um preconceito contra filmes de época) é contar uma história paralela e real, sobre uma jovem de New York.
A sempre encantadora Amy Adams tenta usar o livro de Julia e fazer todas as receitas num determinado tempo, contando suas desventuras no blog.
Com isso, vai ganhando repercussão e ajuda a tornar novamente famosos o livro e a pessoa de Julia, sendo que as duas nunca chegaram a se encontrar.
Então é um filme em dois tempos, os problemas de Amy para cozinhar e manter seu casamento e a vida de Julia, que vai morar na França com seu marido diplomata (Stanley Tucci) com quem mantém uma saudável vida sexual.
Só que vai se interessando por culinária e fica amiga de duas francesas que estão colaborando num livro de receitas francesas para o público americano.
Esse livro custa a ficar pronto, tem problemas, mas quando finalmente dá certo irá transformar não apenas a vida de Julia (que ganhará programa na tevê) mas também de todos os americanos.
O filme então é, basicamente, uma declaração de amor a França, Paris e a cozinha francesa (que todos nós mais experimentados amamos).
E em particular a um prato que é muito promovido no filme e deve fazer novamente sucesso também no Brasil. Será a volta do carro forte do filme, a receita de Boeuf Burguignon.
Tive o privilegio de assistir a pré-estreia e garanto que é um lindo e divertido filme.
De qualquer forma, fez relativo sucesso nos EUA.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai a Meryl.
Linda! Linda! Linda!!!!
Amooo S2
Vou assitir hoje com mamãe e minha irmãzinhaa :P